Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Espaço Crítico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLIAÇÃO:

 

A Revista Espaço Crítico publica artigos, traduções e resenhas inéditos nas áreas de pesquisa relacionadas à Sociedade, Educação e Cultura e com foco em práticas e experiências nas diversas áreas do Ensino.

 

O texto deve estar digitado no programa processador de textos Microsoft Word for Windows versão 2000 (9.0), ou superior e ser assinado por, no máximo, 03 autores. 

 

Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha, telefone e e-mail. O documento a ser avaliado não deverá conter quaisquer dados de identificação dos(as) autores(as).

 

Artigos e traduções podem ter entre 01 e 03 autores. Trabalhos com um quantitativo de autores superior a 03 precisam apresentar justificativa ao conselho editorial, no processo de submissão, para que os textos sejam remetidos à avaliação. O conselho editorial poderá recusar a publicação do texto cuja justificativa não seja considerada adequada.

 

Todos os autores devem se cadastrar no sistema da Revista antes do processo de submissão. Os autores devem ter no mínimo o título de Graduado (bacharel, licenciado ou tecnólogo) para que seus trabalhos sejam aceitos para publicação.

 

Os textos não devem conter nenhum tipo de identificação dos autores nos manuscritos a serem submetidos à avaliação. Todas as informações serão incluídas pelos editores após a aprovação do texto para publicação com base nas informações presentes nos cadastros dos autores no sistema da Revista Espaço Crítico.

 

No processo de submissão o autor deverá selecionar uma das opções disponíveis:

            Artigo (artigo livre e de submissão em fluxo contínuo).

            Artigo para Dossiês (quando existirem dossiês temáticos com chamadas de texto em aberto, a opção estará disponível para a submissão).

            Tradução (para textos traduzidos de lingua estrangeira para o português).

            Resenha (para resenhas de livros publicados no ano corrente ou no ano imediatamente anterior ao volume da revista).

 

 

ARTIGOS:

 

Os artigos devem ter o mínimo de 10 e o máximo de 30 páginas respeitando a formatação indicada a seguir.

 

Margens: 3,0 cm margens inferior e superior; 2,0 cm margens esquerda e direita.

 

Título: Times New Roman, Caixa Alta, tamanho 13, espaçamento 1,5 cm, negrito, centralizado. É necessário incluir o título em língua estrangeira (inglês ou espanhol) logo abaixo do título em português, com uma linha entre os dois, seguindo o mesmo padrão de formatação.

 

Resumo: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, com as expressões Resumo e Palavras-chave destacadas em negrito. Deve conter entre 5 e 10 linhas com as principais informações sobre o tema, os objetivos, as referências teóricas, a metodologia e os resultados da análise proposta. Deve apresentar entre 03 e 05 palavras chave.

 

Abstract ou Resumen: deve ser a tradução fiel do resumo original para os idiomas inglês ou espanhol, incluindo as palavras chave (key words ou Palabras chave). Deve seguir o mesmo padrão de formatação com o acréscimo do itálico em todas as expressões em língua estrangeira.

 

Subtítulos: Times New Roman, tamanho 12, negrito, espaçamento 1,5 cm, justificado. Os subtítulos não devem ser numerados. Devem conter a descrição da discussão a ser desenvolvida na parte específica do texto. Recomenda-se (ficando a critério do autor a adoção da indicação) a inclusão de uma Introdução como primeiro subtítulo e de considerações finais como conclusão do texto.

 

Corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5 cm, com paragrafação de 2,0 cm na primeira linha. Todas as expressões em língua estrangeira devem estar em itálico.

 

Citações diretas: com menos de 03 linhas devem estar entre aspas com a indicação, ao final do trecho citado, do último sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação da obra e página citada no seguinte padrão (AUTOR, 1985, p. 11).

 

Em citações a partir de 04 linhas o texto deste estar em parágrafo separado, com recuo de 04 cm, com fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.

 

Citações indiretas: É a referência indireta a ideia desenvolvida por outro autor a quem o crédito deve ser garantido. Deve-se indicar o autor e o ano da obra onde encontra-se a ideia indicada (AUTOR, 1965).

 

A cópia de textos na íntegra sem a devida citação resulta em plágia e acarretará na devolução do texto ao autor com a indicação de rejeição para publicação na Revista Espaço Crítico.

 

Imagens, tabelas e gráficos: Devem ser numerados (Tabela 01, Tabela 02...) apresentando título acima dos recursos utilizados com a fonte em Times New Roman, tamanho 11, negrito, espaçamento simples. Devem conter abaixo do recurso utilizado a legenda com as informações necessárias para sua análise e as informações da fonte. A legenda e a fonte devem estar formatadas em Times New Roman, tamanho 10. Tanto as imagens, gráficos e tabelas, quanto os títulos, legendas e fontes devem estar centralizados na página.

 

Notas de rodapé. Devem ser utilizadas apenas com o caráter explicativo.

 

A primeira nota de rodapé (até a terceira nota, em casos de coautoria) incluirá os dados do autor que serão retirados dos registros presentes no sistema da Revista Espaço Crítico. Em caso de coautoria, é indispensável que todos os autores estejam cadastrados no sistema para a correta inclusão do metadados.

 

Referências bibliográficas: devem ser apresentadas, obrigatoriamente, ao final do documento.

 

Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Edição. Local: Editora, ano.

Ex.:

SILVA, Carlos et al. Princípios leis da física. Tradução de Paulo Antunes. 8 ed. Lisboa: Livros Técnicos e Científicos, 1993.

 

Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Títulos. ano. Número de folhas. Tese, dissertação ou trabalho acadêmico (grau e área) - Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.

Ex.:

VARELLA, Dimas Ferreira de. Lutas sociais no campo na região do Pontal: um estudo de caso. 1994. 160 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural) – Setor de Ciências Sociais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1994.

 

Anais de congressos:

NOME DO EVENTO, número do evento (em algarismos arábicos), ano de realização, local. Título. Local: Editora, ano. Número de páginas ou volume.

Ex.:

ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECONOMIA E INFORMÁTICA; ENCONTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA 2., 1986, Brasília. Anais... Brasília: ABDF, 1986. 2 v.

 

Partes de obras (capítulos, fragmentos, volumes)

SOBRENOME DO AUTOR da parte, Prenomes. Título da parte. In: SOBRENOME DO

AUTOR da obra, Prenomes. Título da obra. Local : Editora, ano. Página inicial-final da parte.

Ex.:

ARAÚJO, Emanuel. O processo industrial. In: ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 297-382.

Ex.:

ORLANDO FILHO, José; LEME, Edson José de A. Utilização agrícola dos resíduos da agroindústria canavieira. In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 9., 1984, Brasília. Anais... Brasília: EMBRAPA, Departamento de Estudos e Pesquisa, 1984. p. 451-475.

 

Artigos de periódicos (revistas)

SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenomes. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Ex.:

PARO, Carlos Silva. Direito e Cidadania no Brasil. Ciência & Política, Cuiabá, v. 11, n. 1, p. 71-78, jan/jun. 1992.

 

Trabalhos acessados pela internet devem informar ao final o link no qual pode ser encontrado e a data de acesso.

Ex:

Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br. Acessado em 21 de janeiro de 2021.

 

NORMAS PARA RESENHAS:

 

A Revista Espaço Crítico publica resenhas inéditas de obras publicadas no ano corrente ou no ano imediatamente anterior ao do volume da revista.

 

As resenhas devem ser de autoria única. O autor deve se cadastrar previamente no sistema da revista para fazer a submissão do trabalho.

 

As resenhas devem conter um mínimo de 03 e um máximo de 05 páginas.

 

As características de formatação são as mesmas já apontadas para a submissão de artigos.

 

A resenha deve conter um título (com as características apontadas para a formatação de artigos) e, na sequência, a indicação da referência bibliográfica da obra resenhada.

 

O trabalho não deve conter informações de autoria. Os dados serão incluídos pelos editores após a aprovação do texto para publicação com bases nos dados fornecidos pelo(a) autor(a) no sistema da Revista Espaço Crítico.

 

Deve-se evitar a citação direta de trechos da obra resenhada. Também deve-se evitar o uso de imagens, tabelas e gráficos.

 

NORMAS PARA TRADUÇÕES:

 

Os textos traduzidos devem seguir as mesmas características de formatação dos artigos.

 

Serão aceitos para avaliação apenas textos traduzidos de idiomas estrangeiros para o português, cuja publicação original seja inferior a 05 anos e que não tenham outras traduções já publicadas em português.

 

Serão avaliados a relevância do texto e sua adequação ao escopo da revista.

 

Em caso de não atendimento a algum dos critérios acima citados, o autor poderá enviar aos editores a justificativa para apreciação do texto e para sua possível publicação.

 

O mérito das justificativas será avaliado pelos editores e por membros do Conselho Consultivo da Revista Espaço Crítico sendo, em seguida, comunicada aos autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em acordo com as noramas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.