v. 3, n. 2 (2022)

Dossiê Circo

É com imensa alegria que a Revista Incomum lança este dossiê temático que reúne pesquisas acadêmicas, textos sobre processos formativos e de criação, além de relatos de experiência e da trajetória de grupos e artistas-pesquisadores do circo brasileiro. Com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade às redes de trabalho que compõem o mundo do circo, o dossiê foi idealizado por Lua Barreto e Rodrigo Mallet, que reuniram autoras e autores de diversas partes do país expondo temas que ofertam um diversificado panorama de fazeres e pensares que circundam a atividade circense na atualidade.

O dossiê é aberto “com graça” reunindo três textos em torno da comicidade e dos fazeres da palhaçaria. Através da pergunta “qual o seu nome (de palhaço), palhaço?”, Romulo Santana Osthues analisa os processos semânticos no ato da nomeação de palhaços. Já Vitória Goll Marafigo, escreve sobre a figura da mulher artista no circo-teatro e na comicidade, jogando luz na experiência do grupo curitibano Comparsaria Cênica. Para pensar a construção corporal do palhaço por um viés não eurocêntrico e em diálogo com corporeidades indígenas, Klindson Cruz apresenta uma pesquisa bibliográfica que relaciona a figura dos Hotxuás ao campo da palhaçaria.

No campo da formação, o trabalho de Felipe e Ligia Maria Braccialii trazem reflexões sobre os benefícios da atividade circense nos processos de inclusão da pessoa com deficiência. Já Isabel Almeida Macari faz uma revisão crítica da BNCC, analisa planos de ensino e aponta como a atividade circense pode integrar a vida escolar em diálogo mais efetivo com outras áreas de conhecimento.

Erminia Silva e Daniel de Carvalho Lopes nos revelam uma surpreendente viagem histórica ao Brasil oitocentista analisando a atuação do Circo Grande Oceano de Spalding e Rogers nos anos de 1862 e 1863, buscando dimensionar a potência empresarial dessa companhia e a sua imersão na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, o trio composto por Marcos Antonio Bortoleto, Diego Leandro Ferreira e João Gabriel Nunes traz um estudo sobre a importância dos processos de planejamento e montagem de equipamentos para prática das modalidades aéreas no circo, chamando a atenção para a crescente demanda por formação específica de técnicos e montadores, bem como a urgência de desenvolvimento de protocolos de trabalho seguro.

A multiartista Poema Mühlenberg compartilha sua trajetória num ensaio recheado de visualidades, apresentando a experiência estética e formativa da Cia Nós no Bambu, de Brasília-DF, precursora no trabalho com o Sistema Integral Bambu. Fechamos o dossiê com o relato de experiências de Marcela Laino, Carolina Matoso e Erminia Silva que, através do encontro oportunizado por um grupo de estudos virtual durante a pandemia, vêm potencializando ações e reflexões que relacionam os campos circenses e da psicologia.

Com publicação deste dossiê, a Revista Incomum reafirma o seu compromisso com o fortalecimento de laços e o compartilhamento de produções na área de arte, cultura, docência, pesquisa e produção de conhecimento nas diversas linguagens artísticas. Viva o circo brasileiro! Boa leitura!

Tainá Barreto e Roberto Rodrigues

 

AVISO IMPORTANTE: PARA ACESSAREM A VERSÃO COMPLETA DO DOSSIÊ ACESSEM ESSE LINK DO DRIVE:

 

https://drive.google.com/file/d/1sQRXWaz9kyMgpB_k9XLhJjoLtRalWlM8/view?usp=sharing

 

 

Sumário

Artigos

Vitoria Goll Marafigo, Vitoria Goll Marafigo
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Romulo Santana Osthues
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Klindson Maciel Cruz
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Felipe Braccialli, Ligia Maria Presumido Braccialli
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Isabel Almeida Telles Macari
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Daniel de Carvalho Lopes, Erminia Silva
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João Gabriel Baptistotti Nunes, Marco Antonio Bortoleto, Diego Leandro Ferreira
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Relatos de experiência

Poema Mühlenberg Homem da Costa
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Erminia Silva
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