OFICINAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Maria Aparecida Anielcio Alexandre, Jessika Lima Rezende, Celso Martins Bélisario, Rozenilde Nogueira Paniago, Alice Rose Ferreira Guimarães

Resumo


OFICINAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

 

ALEXANDRE, Maria Aparecida Anielcio (estudante ID¹)  cidaanielcio.4@hotmail.com

REZENDE, Jessika Lima - (estudante ID²) jessika-lima-rezende@hotmail.com

 GUIMARÃES, Alice Rose Ferreira (estudante ID³)  alice_rose89@hotmail.com

Bélisario, Celso Martins (orientador)¹ mscelso@yahoo.com.br

Paniago, Rozenilde Nogueira (orientadora) ²  rosenilde_nogueira@yahoo.com.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde - GO.

               

O presente texto apresenta uma experiência pedagógica realizada na Escola Estadual Filhinho Portilho que se localiza na cidade de Rio Verde Goiás, tendo como foco, a realização de oficinas para o ensino de Química com alunos da EJA (Educação de Jovens e adultos). O trabalho faz parte do PROGRAMA PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) que visa contribuir com o ensino na escola. Destaca-se, que o trabalho foi realizado com o objetivo de estabelecer uma relação entre o ensino dos conteúdos de Química e o cotidiano escolar e sócio-cultural.Inicialmente realizou-se um diagnóstico, a fim de evidenciar possíveis falhas nos métodos de ensino-aprendizagem, posteriormente, analisaram-se os conteúdos curriculares e foram feitos os planejamentos das oficinas com materiais de baixo custo, envolvendo jogos didáticos e experimentos, com o intuito de promover aulas dinâmicas para um melhor entendimento da disciplina tornando-os mais participantes, ativos, críticos e autônomos.Com o desenvolvimento das atividades experimentais foi possível constatar, por meio do diagnóstico, a existência de deficiências na compreensão do conteúdo e a falta de estímulos frequentes no ambiente escolar. Desta forma, com a realização das oficinas, observou-se que os estudantes demonstraram um maior interesse em aprender, vinculando os conteúdos teóricos com o cotidiano.

 

 

Palavras-chaves: Aulas práticas, Ensino de Química, EJA


Palavras-chave


Aulas práticas, Ensino de Química, EJA

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.