O ensino de PLE na plataforma virtual Google Sala de Aula

Rafaela de Souza Viana, José Wellisten Abreu de Souza

Resumo


Neste trabalho objetiva-se apresentar estratégias de utilização da plataforma Google Sala de Aula na ministração de aulas ofertadas a alunos estrangeiros do Programa PLEI. Aulas em ambientes virtuais requerem adaptação e/ou criação de materiais didáticos acessíveis, por isso, o professor de PLE investiga, planifica e elabora material didático, visando à aquisição da competência comunicativa. Este trabalho fundamenta-se em Almeida Filho (1997; 2008), Silveira (1999), sobre a abordagem comunicativa; e Soares e Souza (2020), sobre educação e tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Assim, percebemos a premente necessidade de se abordar o uso das ferramentas tecnológicas nos cursos de licenciatura em Letras. Em síntese, o uso de ambientes virtuais é de suma importância para o ensino de PLE, dadas às demandas assíncronas, remotas e tecnológicas contemporâneas.


Palavras-chave


PLE; Ensino a Distância; Abordagem Comunicativa

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, José Carlos P. Parâmetros atuais para o ensino de português como língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997. 152 p.

_________. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5 ed. Campinas: Pontes Editores, 2008. 75 p.

BRASIL. PORTARIA N.º 1787, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1994. Ministério da Educação e do Desporto, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/CelpeBras/cportaria1787.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.

CAFARDO, Renata. Oito em cada dez professores não se sentem preparados para ensinar online. Estadão. São Paulo, 16 maio 2020. Estadão Educação, 2020. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,oito-em-cada-dez-professores-nao-se-sentem-preparados-para-ensinar-online,70003305049. Acessado em: 18 maio 2020.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação. Tradução de Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Portugal: Edições Asa, 2001. 279 p. Disponível em: https://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acessado em 29 jul. 2020.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and principles in language teaching. New York: Oxford University Press, 2004.

PONCE, Maria Harumi de; BURIM, Silvia Andrade; FLORISSI, Susanna. Bem-vindo!: A língua portuguesa no mundo da comunicação. 9 ed. São Paulo: Hub Editorial, 2017. 225 p.

SCARAMUCCI, Matilde V. Ricardi. O Professor Avaliador: sobre a importância na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTTAVA, Lucia e Santos; SULANY Silveira dos. (org.). Ensino e aprendizagem de línguas: língua estrangeira. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. p. 49-64.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Línguas estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino. Maceió: Edições Catavento, 1999. 104 p.

SOARES, Katielly Vila Verde Araújo; SOUZA, Elias Rafael de. O espetáculo tecnológico em prol da formação crítica e autônoma do sujeito. In: LOPES, Limerce Ferreira; CARVALHO, Maria Cristina Morais de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. (org.). Práticas interdisciplinares na educação: diálogos, interfaces e desafios. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020. p. 27-36.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Rafaela de Souza Viana, José Wellisten Abreu de Souza

Revista do Núcleo de Pesquisa em Sociedade, Educação e Cultura - NUSEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Campus Aparecida de Goiânia.