A história do ensino da Dança no Brasil e a Educação Básica

Dagmar Dnalva da Silva Bezerra, Luciana Gomes Ribeiro

Resumo


Este trabalho resulta de pesquisa realizada sobre o ensino de Dança no Brasil e a sua inserção nas escolas de educação básica, a partir de revisão bibliográfica da história do ensino da dança no Brasil e sua inserção como conteúdo das Artes na escolarização básica. Iniciou-se por um breve histórico da dança como campo da Arte nos espaços formais e a contribuição dos precursores da área no país. Foi tomado como categorias de análise o levantamento das concepções de dança, corpo, educação, professor e formação docente, com o objetivo de contribuir com a reflexão sobre o ensino da dança no país, porque entende-se que a formação em Dança pode desencadear reflexões sobre o campo da dança e da educação.

Absbract

The history of dance education in Brazil and the Basic Education

This paper is the result of research carried out on dance education in Brazil and its insertion in basic education schools. Based on a bibliographic review of the history of dance education in Brazil and its incoporation as content of the Arts in basic schooling, the text starts with a brief history of dance as a field of Art in formal spaces and the contribution of the precursors of the area in the country. The analysis of dance, body, education, teacher and training concepts was taken as analysis categories in order to contribute to the reflection on dance education in the country, because it is understood that dance training can trigger reflections on the field of dance and education.

Keywords: Dance. Education. Teacher Training. Dance Education

 


Palavras-chave


Dança. Formação. Ensino da Dança. Concepções.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A Incomum Revista está indexada nas seguintes plataformas   

  

ISSN: 2675-7176

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS- IFG