Considerações sobre a Aufklärung kantiana

Paola Nunes de Souza

Resumo


Este artigo busca propor a reflexão sobre o conceito de Aufklärung em Kant a partir do diálogo com algumas questões presentes em seu sistema filosófico. Intenta-se pensar a Aufklärung (aqui traduzida como Esclarecimento) como um processo individual do sujeito, e não como um momento da História, como o é o Iluminismo ou a Era das Luzes. Ademais, discute-se também o vínculo da Aufklärung com alguns conceitos kantianos como a autonomia, a liberdade e o dever. Ao final, aponta-se para algumas questões importantes como a relação desse conceito com o entendimento, com a filosofia política e com a educação.


Texto completo:

PDF

Referências


BAHR, E. (Org.). Was ist Aufklärung? Kant, Erhard, Hamann, Herder, Lessing, Mendelssohn, Riem, Schiller, Wieland: Thesen und Definitionen. Stuttgart: Universal Bibliothek, 2006.

CASSIRER, E. A filosofia do Iluminismo. Trad. Álvaro Cabral. 3. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1997.

HOBSBAWM, E. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

KANT, I. Lectures on ethics. Trad. Louis Infield. New York: Harper Torchbooks, 1963.

______. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Trad. Floriano de Sousa Fernandes. In: ______. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.

______. Crítica da razão prática. Trad. Valério Rohden. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Trad. Valério Rohden e António Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009.

______. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

______. Idee zu einer allgemeinen Geschichte in weltbürgerlicher Absicht. Disponível em: http://gutenberg.spiegel.de/buch/-3506/1 Acesso em: 27 abr. 2016.

KLEIN, J. T. A resposta kantiana à pergunta: que é esclarecimento? Revista Ethic@, Florianópolis, v. 8, n 2, p. 211-227, dez. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Paola Nunes de Souza

TECNIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG

EDITORA IFG
Rua C-198, Quadra 500, Jardim América | CEP 74.270-240 | Goiânia/GO

tecnia@ifg.edu.br
(62) 3237-1816