ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: O FENÔMENO DAS VIDEOAULAS DO YOUTUBE

João Oliveira Ramos Neto, Júlya Pereira de Sá

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou o fenômeno das videoaulas de História do YouTube. O primeiro passo foi descobrir em qual perspectiva se encaixa tal estudo, o que promoveu um introdutório debate teórico. Em seguida, fizemos uma pesquisa sobre a relação dos alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal Goiano com as videoaulas de História do YouTube. E, por fim, a análise dos resultados encontrados. Constatou-se que os estudantes conciliam videoaulas do YouTube com aulas tradicionais da escola e privilegiam as videoaulas que utilizam vários recursos midiáticos e interativos. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. Introdução à história pública. São Paulo: Letra e voz, 2011.

BURGESS, J. & GREEN, J. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016,

MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em EAD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi. Relatório de pesquisa. 2009.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da UnB, 2001.

SCHNEIDER, Catiúcia Klug. CAETANO, Lélia. RIBEIRO, Luis O. M. Análise de vídeos educacionais no YouTube: caracteres e legibilidade. Revista novas tecnologias na educação. V. 10. N. 1. Julho de 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 João Oliveira Ramos Neto, Júlya Pereira de Sá

TECNIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG

EDITORA IFG
Rua C-198, Quadra 500, Jardim América | CEP 74.270-240 | Goiânia/GO

tecnia@ifg.edu.br
(62) 3237-1816