Diálogos na EJA: a construção do sentido em aulas de leitura e escrita

Ramísio Vieira de Souza Vieira Vieira de Souza, Maria de Fátima Almeida de Fátima Almeida

Resumo


Este artigo surge de experiências com a perspectiva dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin e o Círculo no ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Almeida (2008, 2013), estudiosa da teoria bakhtiniana, afirma que a leitura é uma construção de sentido que acontece por meio da interação entre leitor/autor/texto e nunca fora dela. Neste estudo, busca-se apresentar experiências dialógicas de construção do sentido da leitura e da escrita de poemas no Ciclo III da EJA. Ancoramo-nos em Bakhtin (2015), Almeida (2013) e Sobral (2009). A pesquisa foi realizada em duas turmas da EJA de uma escola municipal de João Pessoa (PB). O corpus é formado por observações realizadas pelo professor/pesquisador, por algumas imagens coletadas em momentos do processo de ensino-aprendizagem e por 23 poemas produzidos pelos alunos. Os resultados revelam a importância das estratégias dos atos de ler e escrever, como também das vozes presentes na relação entre aluno/professor, aluno/aluno e aluno/texto. Portanto, a construção do sentido nas aulas de ler e escrever acontece por meio da interação dialógica entre os sujeitos da sala de aula. Esperamos que a pesquisa contribua com o ensino de língua portuguesa na educação básica e com pesquisas desenvolvidas na área de linguística.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria de Fátima. As multifaces da leitura: a construção dos modos de ler. Graphos, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 65-80, 2008.

______. O desafio de ler e escrever: experiências com a formação docente. João Pessoa: Ideia, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: proposta preliminar – 2ª versão revisada. Brasília: MEC, 2016.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Ramísio Vieira de Souza Vieira Vieira de Souza, Maria de Fátima Almeida de Fátima Almeida

TECNIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG

EDITORA IFG
Rua C-198, Quadra 500, Jardim América | CEP 74.270-240 | Goiânia/GO

tecnia@ifg.edu.br
(62) 3237-1816