Aviso: Revista Tecnia recebe qualificação Qualis B2 na área de Ensino

A Revista Tecnia, publicada pela Editora IFG, recebeu a classificação Qualis pela primeira vez, nas áreas de Ensino, Ciências Ambientais, Engenharia I e Psicologia. A Qualis das publicações do IFG foi atribuída ao quadriênio 2013-2016. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, sendo A1 o mais elevado e na sequência: A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

O que é

Segundo a Capes, Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos e anais de eventos.

 

Revista

Tecnia – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG é uma publicação permanente para o diálogo científico e educacional com orientação pluralista e multidisciplinar que visa reunir os trabalhos de pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento: educação, ciência, tecnologia, cultura e sociedade. É publicada todo semestre e possui circulação nacional e internacional. A Tecnia é disponibilizada no formato impresso e eletrônico e se destina à publicação de trabalhos científicos em português, inglês e espanhol, sob a forma de artigo, ensaio, resenha ou tradução.