Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Tecnia – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG é uma publicação mantida pela Editora IFG. Trata-se de um veículo permanente de diálogo científico e educacional, de orientação pluralista e multidisciplinar, que visa reunir os trabalhos dos profissionais e pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento e fomentar as inter-relações entre educação, ciência, tecnologia, cultura e sociedade. Com periodicidade de publicação semestral e circulação nacional e internacional, a Tecnia é disponibilizada no formato impresso e eletrônico e se destina à publicação de trabalhos científicos em português, inglês e espanhol. A revista recebe submissões em fluxo contínuo de artigos científicos, resenhas, traduções e notas científicas, distribuídas em quatro editorias: Educação & Ensino; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes;  Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Seus principais objetivos são:

a) divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino;

b) propiciar um espaço de reflexão acerca das questões do cotidiano nas diversas áreas;

c) aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados às diversas áreas;

d) estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação.

 

Políticas de Seção

Educação & Ensino

A Editoria de Educação & Ensino da revista Tecnia circunscreve a discussão sobre: os fenômenos educacionais; a formação, o trabalho e a profissionalização docente; as diversidades no campo educativo; as políticas públicas educacionais; o ensino nas diversas áreas do conhecimento; a epistemologia das pesquisas na área de educação e ensino e as práticas educativas a partir da dimensão político-pedagógica nos diversos níveis e modalidades de ensino. A editoria recebe trabalhos acadêmicos e científicos inéditos oriundos de pesquisas teóricas ou aplicadas em português, inglês e espanhol, sob a forma de artigo, resenha, tradução ou nota científica.

Editores
  • Tânia Mara Sampaio
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

A Editoria de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes da revista Tecnia busca publicações cujos temas versem sobre: relações entre história, política e artes; construção dos espaços sociais; comunicação e ser social; ser humano e sociedade; organização social e política; história, filosofia, artes e formação social; literaturas e outras manifestações de arte; língua e seus fenômenos de expressão e representação. A Editoria aceita trabalhos acadêmicos e científicos inéditos no formato de artigos decorrentes de pesquisas teóricas e críticas aplicadas aos diversos objetos de pesquisa circunscritos aos temas aqui propostos. Também são aceitas resenhas, traduções e notas científicas. A submissão poderá ser feita em português, inglês e espanhol.

Editores
  • Tânia Mara Sampaio
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

A Editoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde da revista Tecnia inclui produções acadêmicas e científicas que abordem temáticas relacionadas a: Agricultura, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Veterinária, Agroecologia, Engenharia de Alimentos e afins; Ciências biológicas, Ecologia, Ciências Biomédicas e Ciências Ambientais; Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Nutrição e afins, e interfaces entre as diferentes áreas. Aceita trabalhos científicos inéditos no formato de artigos e notas, com abordagem em ciência básica ou aplicada. Também são admitidas resenhas e traduções. A submissão poderá ser feita em português, inglês e espanhol.

Editores
  • Carlos Silva Neto
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

A Editoria de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias da revista Tecnia inclui inovações em Ciência da Computação, Engenharias, Geociências, Física e Astronomia, Matemática, Probabilidade e Estatística. Abrange problemas de modelagem, análise, implementações e aplicação de novas tecnologias. São aceitos trabalhos inéditos oriundos de pesquisas básicas, pesquisas aplicadas ou pesquisas estratégicas que conduzam a inovações de processo, melhorias tecnológicas com caráter multidisciplinar. São admitidas submissões de artigos, notas científicas, resenhas e traduções, podendo a submissão ser feita em português, inglês e espanhol.

Editores
  • Tânia Mara Sampaio
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Destaques

Compõem esta seção trabalhos de autores com reconhecimento nacional e/ou internacional mediante convite pela Equipe Editorial. Serão publicados ensaios, entrevistas e conferências.

Editores
  • Tânia Mara Sampaio
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

Editores
  • Tânia Mara Sampaio
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota Científica

Editores
  • Tânia Mara Sampaio
  • Carlos Silva Neto
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos passam por um processo avaliativo composto de 3 (três) fases:

 Fase 1 – Pré-avaliação:

Ao receber a submissão de um trabalho, a Equipe Editorial cumpre uma primeira fase de apreciação, o que envolve a avaliação:

a) da correspondência da proposta de publicação com o escopo do periódico, cujas informações estão disponíveis no menu “sobre/foco e escopo”;

b) de aspectos da formatação, tendo em vista as orientações disponíveis no menu “diretrizes para autores”;

c) da ausência de elementos que identifiquem a autoria, seja no texto ou nas propriedades do arquivo;

d) do formato do arquivo submetido estar em PDF.

Além disso, será feita uma verificação prévia do conteúdo em relação a estas questões:

1) Coerência: o trabalho apresenta uma argumentação lógica, concatenada com o referencial teórico-metodológico adotado? Apresenta claramente os objetivos e desenvolve esforços coerentes no sentido de atingi-los? Chega a conclusões condizentes com o processo argumentativo e com os propósitos?

2) Consistência: o trabalho denota capacidade de convencimento em nível equivalente às produções já existentes sobre o tema? Os enunciados são suficientemente fundamentados a ponto de confrontar argumentações contrárias e se sustentarem?

3) Originalidade/pertinência: o tema e os propósitos do trabalho abordam questões relevantes para a área de estudo? Produz resultados que representam avanços? Contribui para novas reflexões ou questionamentos na área?

4) Registro linguístico e normas técnicas: o registro textual demonstra domínio da língua escrita formal? As determinações de normas técnicas adotadas pela revista estão contempladas?

5) Ética de pesquisa e publicação: o trabalho segue os padrões consensuais de ética de pesquisa? Atende às diretrizes básicas para a integridade na atividade científica, especificamente as descritas pela Equipe de Integridade do CNPq? 

Caso sejam observados problemas quanto aos aspectos formais ou discrepâncias em relação ao escopo e aos critérios de relevância da revista, as submissões serão imediatamente arquivadas e os autores e autoras serão informados sobre a impossibilidade de continuidade da avaliação. Se aprovados nessa primeira triagem, os trabalhos serão encaminhados para avaliação pelas editorias de seção.

 Fase 2 – Avaliação pelos pares:

 A submissão que passa pela fase 1 estará apta a seguir no processo avaliativo. A editoria de seção designará 2 (duas) avaliações (peer review) para emitirem pareceres e lhes solicitará que respondam no prazo máximo de 3 (três) semanas. Os avaliadores e avaliadoras procederão à revisão dos trabalhos por meio deste formulário.

Diante dos pareceres emitidos, em caso de divergências, a editoria de seção pode designar outras avaliações. Esses novos colaboradores também terão o prazo de 3 (três) semanas para emitirem o parecer. Com base nas recomendações e pareceres exarados nas avaliações, a editoria de seção apresentará uma proposta de decisão à editoria-chefe, que poderá ser: (1) aprovar o trabalho para publicação; (2) solicitar aos autores alterações no trabalho; (3) rejeitar o trabalho para publicação.

Caso a deliberação seja a de solicitação de alterações, os autores e autoras terão o prazo de 15 (quinze) dias para postagem da nova versão do trabalho, que seguirá então para uma nova rodada de avaliação, na qual os pareceristas envolvidos poderão ser novamente consultados. Eles terão o prazo de 3 (três) semanas para verificar o atendimento das questões indicadas. Caso as recomendações não sejam atendidas como determinado pelos pareceres, o trabalho será rejeitado para publicação, salvo melhor juízo da equipe editorial.

 Fase 3 – Revisões finais:

O trabalho aprovado para publicação seguirá para a fase de edição, na qual ele será preparado para publicação, o que envolverá as seguintes etapas:

1) Revisão das normas bibliográficas (citações, referências, formatação de textos, ilustrações, quadros e tabelas). Nessa fase, a Equipe Editorial se reserva o direito de proceder à revisão gramatical dos textos e fazer correções, desde que não alterem o conteúdo.

2) Revisão dos descritores do artigo e dos metadados, prezando pela correspondência entre as informações que constam no arquivo do texto e as registradas na plataforma SEER.

3) Composição do texto diagramado conforme o padrão gráfico da Editora IFG.

Após essas três etapas, os textos serão encaminhados aos autores e autoras para aprovação da revisão. Caso identifiquem incorreções, deverão indicá-las no próprio texto para que a equipe editorial componha a versão final. O prazo para esta devolutiva será de 10 (dez) dias para se manifestarem e postarem o arquivo do trabalho na plataforma. Não havendo manifestação no prazo estipulado, o texto será considerado aprovado e será publicado. 

 

Periodicidade

A Tecnia é uma publicação mantida pela Editora IFG com periodicidade de publicação semestral e circulação nacional e internacional.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ética e declaração de práticas de publicação

Tecnia está comprometida em manter os mais altos padrões éticos a fim de garantir a qualidade e integridade dos trabalhos publicados. Desse modo, a Tecnia possui os seguintes princípios:

•  A equipe editorial e de revisão da Tecnia trabalham voluntariamente para manter a qualidade dos trabalhos publicados e podem, a qualquer momento, apontar irregularidades que violarem direitos autorais ou apresentarem alguma forma de plágio, tomando as medidas cabíveis.

• editores equipe editorial garante a confidencialidade dos trabalhos apresentados até que sejam publicados, exceto no caso de publicações de artigos premiados e de edições especiais com produções de autores e autoras já conhecidos.

• A equipe de revisão se compromete a tratar como confidencial o trabalho recebido para revisão por pares e não deve usar as informações obtidas nesse processo para obter vantagem pessoal.

• Os autores e autoras devem garantir que tenham escrito obras totalmente originais. Ao utilizarem outros materiais, fontes devem ser apropriadamente citadas. Qualquer tentativa de plágio resultará na rejeição do trabalho submetido ou arquivamento caso tenha sido publicado e a esta identificação tenha ocorrido posteriormente.

• Os autores e autoras não devem submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista. A apresentação do mesmo texto a mais de um periódico constitui um comportamento antiético que poderá inviabilizar a publicação, salvo disposição em contrário.

• Caso o autor ou autora descubra um erro ou uma inexatidão significante em seu trabalho publicado, é de sua obrigação notificar imediatamente a equipe editorial da Tecnia e cooperar na retratação ou na correção do trabalho.

• Quando erros genuínos forem apontados por leitores, autores ou membros da equipe editorial, a correção será feita assim que possível. Se os erros forem pontuais, o arquivo online do trabalho será apenas substituído pela versão corrigida. Se os erros comprometerem ou invalidarem o conteúdo do trabalho, o arquivo online será substituído pela versão corrigida, acompanhada de uma explicação datada sobre o motivo da substituição. Em caso de ocorrerem erros graves em publicação impressa, será emitida uma errata no número seguinte.

• Caso seja verificada a ocorrência de plágio após a publicação, o(a) autor(a) estará sujeito(a) às medidas legais cabíveis. O arquivo online do trabalho será excluído imediatamente e, em seu lugar, será publicada uma explicação sobre o motivo da exclusão. No que se refere à edição impressa, será publicada uma nota de retratação no número seguinte.