AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA RELACIONADA AOS CONCEITOS DE GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS NO 6º AO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Talita Leane Oliveira Silva, Raylla Rodrigues dos Santos Queiroz, Grace Kelly Souza Carmo Goulart

Resumo


O presente trabalho refere-se a um Projeto de Ensino e Aprendizagem, que está sendo aplicado em um Colégio Estadual de Jataí-GO, em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental. O Projeto trata de leitura e escrita na apropriação da linguagem matemática e no processo de ensino e aprendizagem acerca dos conceitos de geometria, grandezas e medidas nas aulas de matemática. Diante disto, queremos criar uma ponte entre a linguagem matemática e a linguagem materna possibilitando que os alunos consigam realizar as decodificações necessárias trazendo sentido na tradução desses novos códigos. O nosso objetivo é possibilitar que os alunos consigam fazer associações entre a linguagem materna e a linguagem matemática partindo dos conteúdos citados. Estamos utilizando a metodologia de leitura e escrita a fim de propor um trabalho diferente das aulas expositivas. Com este trabalho pretendemos estimular a leitura, a criatividade, o interesse pela Matemática e facilitar a compreensão dos conteúdos propostos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.