ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Carlos Cézar da Silva, Eulália Cristina Rodrigues Ficks

Resumo


Uma estratégia de ensino envolvendo atividade experimental baseada na situação cotidiana como cálculo do teor de etanol em gasolina comum foi analisada para o ensino de química na EJA. Nesse contexto, discutiu-se os conceitos relacionados com a separação de materiais, combustíveis e energia, vislumbrando promover a relação entre o saber prévio do aluno e a construção do conhecimento científico. A pesquisa foi qualitativa e baseada nos três momentos pedagógicos. A atividade foi proposta para um grupo de estudantes de curso técnico na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), utilizando-se questionários antes e durante as atividades para a coleta dos dados. Os resultados obtidos com a atividade experimental não só atestaram a participação e o interesse do grupo no desenvolvimento da atividade como apontaram a relevância do uso das atividades experimentais no ensino de Química, uma vez que tais atividades propiciam o diálogo entre saber popular e conhecimento científico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.