A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Felipe Micael Almeida de Souza, Weslany Silvério Neto, Vanessa Carneiro Leite

Resumo


As oficinas temáticas são métodos que facilitam a integração de distintas áreas do conhecimento capaz de promover a formação crítica dos educandos por meio dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste enfoque, este trabalho teve como objetivo descrever uma experiência didática no ensino de Química através da realização de uma oficina temática sobre Química dos cosméticos com os alunos do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Anápolis – Goiás. A coleta de dados foi obtida através da observação da participação dos alunos e da aplicação de dois questionários com questões semiabertas. Participaram da oficina 14 alunos da 3° série do Ensino Médio. Os resultados apontaram que o conteúdo trabalhado foi bem compreendido para todos os alunos participantes. Constatou-se que a metodologia de ensino utilizada foi bastante eficiente, estabelecendo através desta a relação entre os aspectos: social, histórico e crítico. Desta forma, a experimentação intercalada da oficina temática e o cotidiano dos educandos trouxeram elementos importantes para que os alunos se sentissem interessados pela disciplina de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.