HIPERMÍDIA NO ENSINO DE FÍSICA: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO

Wagner Pereira Lopes, Fabricio Vieira Campos, Karine de Assis Oliveira Soares

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a construção e aplicação de uma hipermídia para o ensino de física na terceira série do Ensino Médio. O trabalho teve como motivação inicial uma atividade da disciplina de Análise de Recursos Didáticos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática do Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí. O trabalho objetivou verificar como o sistema de hipermídia pode auxiliar no ensino de física e sua possibilidade em promover a aprendizagem significativa sobre o efeito fotoelétrico. A base teórica que norteou a construção e aplicação desse recurso foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A avaliação da aprendizagem ocorreu por meio da construção de mapas conceituais. Como resultado foi identificado que o recurso atingiu o objetivo, isto é, proporcionou o aprendizado do efeito fotoelétrico e seus principais elementos e características em parte dos alunos. Durante a aplicação e posteriormente a avaliação da aprendizagem realizada por meio da construção de mapas conceituais também foram identificada dificuldades como dispersão na internet de alguns alunos e a utilização de outros materiais que não somente a hipermídia. Dos cinco mapas conceituais construídos, verificamos que em três há indícios de aprendizagem significativa dos respectivos autores.

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