O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Thamires Aparecida dos Santos, Adriana Araujo Cintra

Resumo


O presente trabalho trata-se de um projeto de ensino e aprendizagem, exigido pela disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás e está sendo desenvolvido em duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II. Nosso objetivo geral é a compreensão do conceito de razão e proporção por meio da resolução de problemas. No primeiro semestre de 2019 realizamos o período de observação o qual aplicamos o questionário para analisar os hábitos de estudos destas turmas, após aplicamos o teste diagnóstico, para verificar quais as dificuldades com frações. Aplicamos problemas contextualizados sobre o conteúdo de razão e proporção. Para que com isso, identifiquem a razão como quociente, fração irredutível, número decimal e evidencie-a como comparação entre duas grandezas, surgindo então o conceito de proporção. Espera-se que com o projeto os alunos possam melhorar a capacidade de leitura e interpretação e compreendam o conteúdo proposto.

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