MATEludicando NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO COM JOGOS NA LINGUAGEM DA BNCC

Claudionor Renato da Silva, Adriana Lima Martins, Adriele Ferreira dos Santos

Resumo


O objetivo da presente pesquisa é articular o MATEludicando às práticas pedagógicas do ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na linguagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Esta articulação se dá no formato de um Projeto de Ensino universitário, em que graduandos(as) em Pedagogia são preparados para desenvolver o MATEludicando com um grupo de estudantes que apresentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e envolve também estudantes com Necessidades Educativas Educacionais (NEE) e são participantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A abordagem metodológica nesta pesquisa é documental na construção de uma proposta do Projeto de Ensino. O principal resultado é a organização do Projeto de Ensino que será aplicado durante o segundo semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020, numa escola de Jataí, que articula o MATEludicando, a BNCC e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com jogos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.