JOGOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS

Emiliana Batista de Oliveira, Hyanka Cesario de Paula, Adriana Aparecida Molina Gomes

Resumo


Esse trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Estágio Supervisionado I, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, de um Colégio Estadual de Tempo Integral, em Jataí, GO. Tem-se como questão investigativa: como os jogos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de funções exponenciais? Objetiva-se fazer com que os alunos compreendam o conceito da função exponencial, bem como utilizem estratégias que os auxiliem no desenvolvimento do pensamento lógico. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo com foco na intervenção pedagógica, cujos instrumentos são: testes diagnósticos, jogos, listas de exercícios e uma gincana entre as turmas. As análises deram indícios que os alunos compreenderam tanto o conceito de uma função exponencial, comunicaram suas ideias e estratégias, levantaram hipóteses e argumentaram matematicamente. No que se refere às estagiárias, o trabalho contribuiu para a troca de experiências e com a prática de sala de aula.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.