APRENDER POLINÔMIOS E POLÍGONOS ATRAVÉS DOS JOGOS

Miriam Cristina Ferreira Furtado, Raquel Alves de Jesus, Adriana Aparecida Molina Gomes

Resumo


Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) deparamos com educandos de diferentes graus de dificuldade, por isso, a estrutura curricular desta modalidade precisa ser estruturada de maneira diferente. Dentre as disciplinas abordadas na EJA, a matemática tem apresentado conteúdos de grande dificuldade para os educandos. Por isso, necessita-se de abordagens que se aproximem da realidade e vivências do dia a dia dos educandos, promovendo o interesse e motivação dos mesmos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o aprendizado de função polinomial de primeiro grau, baseada em um enfoque Freire – CTS usando o cálculo do valor da conta de água. Os educandos formaram três grupos, onde discutiram e chegaram ao valor da conta de água sem intervenção direta do pesquisador, apenas utilizando uma tabela com os valores de tarifa de água e esgoto. A inserção dos pressupostos freireanos foi baseada na dialogicidade e na problematização, a partir, de uma abordagem envolvendo o contexto social o qual o educando está inserido. Neste caso, a discussão sobre o cálculo da conta de água. Os educandos conseguiram desenvolver o raciocínio para chegar ao valor da conta de água, porém nem todos os grupos chegaram ao valor correto por falta de atenção na execução do cálculo. Os educandos explicaram como executaram o cálculo e tiveram o primeiro contato com o conceito de função polinomial conseguindo associar com exemplos da vida diária, como salário de uma diarista, manicure e o gasto mensal de combustível.

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