POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM VALPARAÍSO DE GOIÁS

Marcella Suarez Di Santo, Marcos Rodrigues da Paixão Silva, Matheus dos Santos Silva

Resumo


A educação especial na perspectiva da educação inclusiva trata-se de uma modalidade cuja proposta educacional rompe com os paradigmas atuais e excludentes em todos os níveis e etapas de ensino, pois seu principal objetivo é a garantia de acesso e permanência dos estudantes com necessidades especificas à educação regular. Nesse sentido, esse trabalho apresenta os primeiros resultados de um estudo que visa identificar as políticas públicas de educação especial na perspectiva de educação inclusiva e formação de professores nos municípios da região do Entorno Sul do Distrito Federal, quais sejam Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás. Com uma abordagem metodológica de levantamento documental e bibliográfico, nessas primeiras reflexões, apresentamos uma análise do Censo Escolar do município de Valparaíso de Goiás – 2007 a 2018, bem como as informações disponibilizadas na página da prefeitura. As primeiras análises apontam a importância de um aprofundamento acerca das políticas públicas de educação, especificamente acerca da formação de professores e educação inclusiva, nessa região que tem crescido e se desenvolvido demograficamente. Conforme apresentado no texto, as matrículas de “alunos de escola especial, classes especiais e incluídos” também espelham esse crescimento ao longo desses 11 anos de levantamento realizado pelo MEC/INEP. 

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