O QUE AS/OS PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ- GO PENSAM SOBRE O CONSELHO E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

Josiane Souza Silva, Karolyne Monteiro, Camila Alberto Vicente De Oliveira

Resumo


Os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) são órgãos de representação social e plural, espaços privilegiados para a efetivação da gestão democrática da educação. Dadas as condições, o presente trabalho tem como um dos objetivos avançar no entendimento sobre o papel dos CMEs na organização e implementação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e apresentar resultados finais de uma pesquisa que buscou identificar e compreender as percepções de professoras/es da Rede Municipal de Jataí – GO sobre o CME e o PME. A pesquisa conta com importantes referenciais teóricos sobre o tema, tais como: Bordignon (2009), Lima (2017), Gil (2002), Giroux (1987), Saviani (1983), dentre outros. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo e como técnica foi aplicado questionário, sendo um conjunto de questões respondidas por escrito pelo pesquisado. Houve um esforço conjunto da SME e CME na organização e implementação do PME, convocando professores do município para audiências públicas e quanto à pesquisa sobre as percepções dos professores sobre o CME e PME pode se perceber certo grau de participacionismo, no qual a participação sofre condicionamentos de diversas ordens, neste caso das políticas neoliberais com as suas sutis formas de controle e repressão que impedem uma participação efetiva e democrática.

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