A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA NA CONCEPÇAO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Elita Assis de Lima

Resumo


O presente artigo apresenta um recorte de uma dissertação Leitura e escrita nas aulas de Matemática: aproximações e dificuldades. O objetivo era analisar se a leitura e a escrita contribuem para a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental II e se na sala havia ou não a leitura de gêneros textuais como a poesia ou a paródia para ensinar os conteúdos dessa disciplina. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Jataí- Goiás em uma turma do 8º ano. Durante a pesquisa, foram feitas observações das aulas de Matemática e a aplicação de uma sequência didática de forma interdisciplinar nessa disciplina e nas aulas de Língua Portuguesa. Neste recorte, apresentaremos fragmentos da concepção das professoras (de Matemática, de Língua Portuguesa e de Apoio) sobre a relevância dessas práticas para as aulas de Matemática. Assim, os resultados evidenciaram que, para as docentes, a leitura e a escrita são essenciais na compreensão da linguagem Matemática e contribuem para o entendimento de distintas questões que envolvem essa disciplina. 

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