AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Flavia Pereira Oliveira, na Paula Aparecida Morais Terra Cunha, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que tem como objetivo apresentar os fundamentos históricos e filosóficos da pedagogia histórico-crítica e suas contribuições no processo de formação docente especialmente nesse momento em que a educação recebe influências que implica o esvaziamento do fazer pedagógico e da função da escola. Serão utilizadas obras de Dermeval Saviani e de outros autores e pesquisadores considerados importantes para o aprofundamento desse trabalho tendo a pedagogia histórico-crítica como principal aporte teórico. Na introdução, será apresentado o processo histórico, desafios e críticas enfrentadas ao longo dos estudos e debates. Em seguida, será abordado o processo de transformação da sociedade e como a educação foi surgindo nesses diferentes contextos históricos. Depois, será analisado os fundamentos da teoria tendo em vista suas bases filosóficas, psicológicas e a didática levando em consideração como essa pedagogia pensa a sociedade, a educação, o aluno, o professor, o currículo e o conteúdo. Finalmente, será abordado a sua importância para a defesa do fazer pedagógico e da função do ensino escolar partindo da perspectiva de uma escola que tem como especificidade, ensinar o conhecimento científico de maneira democrática para a promoção de cidadãos críticos e transformadores.

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