A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Nicoly Ferreira de Urzedo, Christiano Peres Coelho

Resumo


A formação do professor de Ciências e Biologia está diretamente relacionada com a formação inicial na Universidade. Essa formação deve abranger competências e habilidades que capacitarão o futuro professor para o ensino fundamental e médio. O objetivo foi avaliar o currículo de Ciências Biológicas oferecido por instituições de ensino superior e comparar esse currículo com o Currículo referência para o ensino de Ciências no ensino fundamental II (6° ao 9° ano) do estado de Goiás. Os dados foram comparados entre os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos avaliados e comparação direta com o currículo referência do estado. Demonstrou-se uma similaridade em alguns temas, e a carência em outros. Mas o pior foi a falta de relação dos diversos assuntos ensinados com o cotidiano dos alunos. Essa situação é delicada, pois o futuro professor deverá ensinar conteúdos que não aprendeu e ainda relacioná-los ao cotidiano sem ter sido capacitado para isso. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.