A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR PREPODERANTE NA CARREIRA DO PROFESSOR: DESAFIOS ENFRENTADOS E SUPERAÇÕES

Ana Caroline Gonçalves Ribeiro, Maria Jesus Conceição de Souza, Tatiane Nunes Borges, Jorge Lima Loiola, Claudimécia Brito Trancoso

Resumo


Este estudo tem como proposta inicial refletir sobre a docência, tanto no contexto de sua construção, levando em consideração a formação inicial, quanto no contexto da prática propriamente dita, em que o professor já está em sala de aula, por isso seus enfrentamentos são maiores e mais complexos. Sendo assim, a pesquisa envolve questões relacionadas aos desafios enfrentados pelo professor ao adentrar uma sala de aula; a importância do estágio e de uma base acadêmica bem alicerçada para se iniciar a prática profissional e, principalmente, como a formação continuada pode auxiliar na carreira do professor, estabelecendo diálogo entre os problemas enfrentados na prática docente e seus reflexos. Estas são algumas das abordagens que permeiam o presente artigo. Este estudo tem como fundamentação a pesquisa bibliográfica dos autores: Suanno (2012), Pimenta (2005), Linhares (2002), Freire (1993), dentre outros. Já a pesquisa de campo foi realizada com professores do município de Rio Verde - Go, trazendo à tona desafios e superações enfrentados na carreira do professor. Os resultados, respaldados na análise e interpretação desses dados, foram reveladores, no sentido de que os problemas da educação giram em torno de situações inconclusas e que, a formação continuada é importante nesse processo tão paradoxal.

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