ANÁLISE CONCEITUAL DE TERMINOLOGIAS EM LIBRAS DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA

Thaísa Cardoso Nascimento Borges, Lourena Cristina de Souza Barreto, Maloní Montanini Mafei César, Michelly Christine dos Santos

Resumo


O reconhecimento oficial de Libras como meio de comunicação e expressão, é muito recente ao se comparar com a Língua Portuguesa e sua consolidação ainda está em evolução. Dessa forma, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar conceitualmente os sinais já existentes que envolvem a linguagem científica de Química e Biologia e verificar se os sinais criados proporcionam qualidade na interpretação e compreensão de conceitos científicos. Para isso, foi realizado inicialmente um mapeamento do dicionário enciclopédico ilustrado Trilíngue de CAPOVILLA E RAPHAEL (2001) e, devido à ausência de sinais específicos da Química e Biologia, foi feita uma busca em outros sinalários disponibilizados por instituições de ensino, nacional e internacional, a fim de reconhecer as terminologias já catalogadas e, posteriormente, foi feita a análise conceitual. A inexistência de sinais em Libras para muitos conceitos básicos de Química e Biologia torna a atuação do intérprete em sala de aula, um desafio, que acaba utilizando recursos que inviabilizam o entendimento de significados pelos surdos. 

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