O USO DA HIPERMÍDIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

Marília Darc Cardoso Cabral e Silva, Ana Paula Mateus Braga, Vanessa Silveira Moraes dos Santos

Resumo


A hipermídia é um recurso capaz de potencializar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem com objetivo debater a produção excessiva do lixo por meio desta ferramenta que proporciona possibilidades eficazes na educação. Permite o debate sobre os três r (reduzir, reutilizar, reciclar), com o foco em reduzir. Para tanto, realizou-se uma sequência de atividades dividida em dois dias com duração de 1h30min cada, composta por levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos, leitura literária (O menino que quase morreu afogado no lixo) abordando a temática, aplicação da hipermídia e reflexão sobre as respostas prévias que cada aluno possuía com relação a lixo e resíduo. Com o desenvolvimento da hipermídia os alunos compreenderam os conceitos propostos, sendo possível identificar os pontos positivos desta ferramenta na educação e o entusiasmo dos alunos com relação à tecnologia. A hipermídia permitiu que os alunos tivessem autonomia para escolher seu caminho, sendo que a mediação do professor contribuiu para a aprendizagem dos sujeitos envolvidos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.