ENSINO DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGENS: UM EQUILÍBRIO POSSÍVEL PARA OS ANOS INICIAIS

Thiago Wedson Hilário, Ruberley Rodrigues de Souza

Resumo


Ao observarmos a importância do ensino de ciências para a educação e o desenvolvimento da criança, e como ele pode influenciar no cotidiano delas intra e extra-escolar, ocorre-nos a preocupação de como os conteúdos desta área do saber são desenvolvidos nos anos iniciais do ensino fundamental e como a aprendizagem das crianças ocorre. Além dos conteúdos de ciências, nos questionamentos também como ocorre a alfabetização da língua portuguesa. A pesquisa caminhou no sentido de buscar resposta ao questionamento de como o uso de uma Sequência de Ensino por Investigação sobre conhecimento físico pode contribuir para o processo de alfabetização de uma turma do 2ª ano do ensino fundamental? Para isso, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) como estratégia para a promoção da Alfabetização em Linguagens. Constituída em atividades estruturadas, visamos permitir que os alunos sejam os protagonistas no processo de construção do conhecimento.


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