A SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Denise de Castro Assis, Márcia Santos Anjo Reis

Resumo


O foco deste trabalho é a Sequência de Ensino Investigativo (SEI) como abordagem didática para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando a relevância do ensino de Ciências para a formação do indivíduo, é preciso que se promova ensino-aprendizagem que se distancie dos modelos vigentes que têm primado por atividades que exigem a memorização e, quando faz experimentos, estes se caracterizam como uma sequência padronizada de procedimentos que não estimulam a investigação. O objetivo da pesquisa é investigar aspectos metodológicos a serem considerados ao aplicar uma SEI no ensino de Ciências. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Foramidentificados métodos e práticas de aplicação da SEI de modo a contribuir com a melhoria do ensino. Verifica-se que a SEI é proposta didática promissora para o ensino de Ciências, quanto para outras disciplinas, por ser uma proposta possível de abordagem interdisciplinar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.