SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS

Regimar Alves Ferreira, Adriano Aparecido da Silva, Adelino Cândido Pimenta

Resumo


O presente trabalho apresenta o uso de uma sequência didática, planejada para a disciplina de Matemática, nos conteúdos de Áreas e Perímetros de Figuras Geométricas Planas em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Rio Verde - GO. Utilizou-se a Tecnologia de Comunicação e Informação para favorecer o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades, de modo que, os alunos sintam integrados nas tecnologias educacionais e consigam lidar com as constantes e rápidas mudanças na sociedade contemporânea. Adotou-se na metodologia, os princípios da Teoria Sociointeracionista, como forma de construção do conhecimento, cujo objetivo foi possibilitar o uso das tecnologias no processo de ensino para verificar suas contribuições em uma proposta de educação para todos. O trabalho com sequência didática permitiu trabalhar de forma ordenada e organizada, além de, agregar atividades de níveis diferentes, implicando numa proposta de aulas diversificadas para concretizar aprendizagens e atribuir significado real. Assim, buscou-se investigar as contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem do conteúdo de Geometria. Reconheceu-se que, por meio do uso deste recurso, os alunos aliaram a teoria à prática, construíram e validaram significados, participaram ativamente da construção de seus conhecimentos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.