O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE ATRAVÉS DE JOGOS

Raylla Rodrigues dos Santos, Grace Kelly Souza Carmo Goulart

Resumo


O presente trabalho refere-se a um Projeto de Prestação de Serviço da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, que será aplicado durante o segundo semestre de 2018. Este será desenvolvido em uma Escola de Ensino Integral de Jataí-GO no 2° ano do Ensino Médio. Optou-se por trabalhar de forma lúdica com o conteúdo de Análise Combinatória e Probabilidade. Os objetivos gerais são: trabalhar os conceitos de Análise Combinatória através de material concreto e desenvolver no aluno a capacidade de interpretar e compreender os conceitos de Probabilidade O desenvolvimento deste trabalho subdividiu-se em 8 (oito) momentos dos quais utilizarão dos seguintes instrumentos: Teste diagnóstico; Listas exercícios; e Jogos matemáticos (Passeio dos Personagens e Probabilidado). Espera-se como resultados, que todos os objetivos sejam alcançados, e que os alunos possam entender o raciocínio combinatório e efetuar cálculos de probabilidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.