MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Kleber Antonio Lourenço de Souza Santos, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

Resumo


A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições ofertadas pela modelagem matemática para o ensino matemático, bem como explicitar a aplicação da modelagem matemática. A pesquisa é conduzida por uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa-ação. Nessa perspectiva, os aspectos promissores e os obstáculos para um ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática foram citados no decorrer deste trabalho, partindo de uma visão histórica feita de forma reflexiva do ensino matemático. Serão apresentados, como referência os pressupostos dos principais estudiosos da modelagem matemática, a saber: D´Ambrosio, Bessanezi, Biembengut, entre outros. Este apresenta uma discussão em torno das dificuldades da aplicação da modelagem matemática (MM) e a possibilidades de superá-las. Também realizam análises de atividades que se constroem com modelagem matemática, a partir de situações vivenciadas em uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental II.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.