A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO IDEB: UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JATAÍ – GOIÁS

Fenando da Rocha Silva, Renata Machado de Assis

Resumo


Este trabalho tem como escopo apresentar um projeto de pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado. O objetivo geral é analisar como acontece o processo de integração e participação de alunos com necessidades educativas especiais, inseridos na rede municipal de ensino de Jataí, nas avaliações que compõem o Ideb.Pretende-se conhecer como acontece a inclusão destes alunos no sistema de ensino básico, além de detectar possíveis problemáticas envolvendo as políticas para a educação inclusiva nas escolas da rede municipal. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão a entrevista com os gestores e o questionário para professores de sala de aula e de apoio, lotados nas escolas que têm alunos com necessidades educativas especiais matriculados. Os resultados permitirão identificar problemas e alternativas utilizadas pelas escolas para incluir (ou não) os alunos com deficiência nas avaliações em larga escala.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.