PENSAR A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: CONSIDERAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Warley Carlos de Souza, Mauro José de Souza, Gracielly da Silva Francisco Marcondes, Raquel Santin Vedovatto, Vanessa Aparecida de Oliveira Pereira

Resumo


O presente trabalho objetivou relatar as ações preliminares desenvolvidas no projeto de extensão, que tem como premissa pensar a prática na perspectiva da socialização profissional, desenvolvido no curso de Educação Física UFMT/CUA. Sendo assim, por meio de uma pesquisa ação, apresenta dados iniciais sobre a atuação destes acadêmicos e professores no universo de uma escola da cidade de Pontal do Araguaia-MT. Se debateu a importância da produção do conhecimento na formação continuada e suas repercussões na prática pedagógica de professores, bem como nas ações dos demais profissionais presentes na escola, assim como na formação inicial dos futuros professores. Expõe que alguns problemas enfrentados atualmente no ambiente escolar têm início na falta de embasamento teórico capaz de sustentar esta ação, dificultando o trabalho coletivo. Aponta o conhecimento epistemológico como base de sustentação para garantir uma formação continuada mais qualificada, facilitando o trabalho coletivo no interior da escola, e apresenta o esboço inicial de subprojetos facilitadores desta ação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.