CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM FORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DESTA LÍNGUA

Tatiana Diello Borges

Resumo


Neste trabalho tratamos das crenças de uma professora de inglês em formação em relação ao ensino/aprendizagem deste idioma. O referencial teórico apoiou-se em estudos na área de crenças sobre o processo de se ensinar/aprender línguas. A metodologia adotada para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso e os instrumentos utilizados foram: questionário, entrevistas, observações de aulas, gravadas em áudio e acompanhadas de anotações de campo, e grupo de discussão. Os resultados indicam a presença das seguintes crenças: (1) Ensino e aprendizagem de inglês, (2) Gramática da língua inglesa e seu ensino e (3) Pronúncia do inglês e seu ensino. Esta pesquisa aponta para a importância de consideramos cuidadosamente o influente papel das crenças ao longo do processo de ensino/aprendizagem, seja estimulando ou desmotivando esta caminhada.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.