A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFG

Daniela Furtado Campos, José Hilton Pereira da Silva

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tinha como objetivo analisar as licenciaturas na área de Ciências da Natureza do Instituto Federal de Goiás (IFG), a partir do estudo de seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), para ter uma maior compreensão de como a História da Ciência (HC) estava sendo trabalhada nos cursos de formação de professores desta instituição. Neste texto trazemos os resultados da análise dos PPC dos cursos de Licenciatura em Química do IFG e da entrevista realizada com um de seus professores. As nossas conclusões são que os cursos detêm praticamente as mesmas estruturas: carga horária, matriz curricular, programas, objetivos. Há apenas uma única disciplina relacionada à HC, que é a disciplina de História da Química. A entrevista revela que a professora, que não é especialista em HC, tenta fazer com que seus alunos assimilem seus pressupostos e teme que a disciplina possa ser conduzida por professores que tenham a crença em uma Ciência absoluta, verdadeira e neutra. Este aspecto demonstra o desafio da formação de professores nessa perspectiva.

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tinha como objetivo analisar as licenciaturas na área de Ciências da Natureza do Instituto Federal de Goiás (IFG), a partir do estudo de seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), para ter uma maior compreensão de como a História da Ciência (HC) estava sendo trabalhada nos cursos de formação de professores desta instituição. Neste texto trazemos os resultados da análise dos PPC dos cursos de Licenciatura em Química do IFG e da entrevista realizada com um de seus professores. As nossas conclusões são que os cursos detêm praticamente as mesmas estruturas: carga horária, matriz curricular, programas, objetivos. Há apenas uma única disciplina relacionada à HC, que é a disciplina de História da Química. A entrevista revela que a professora, que não é especialista em HC, tenta fazer com que seus alunos assimilem seus pressupostos e teme que a disciplina possa ser conduzida por professores que tenham a crença em uma Ciência absoluta, verdadeira e neutra. Este aspecto demonstra o desafio da formação de professores nessa perspectiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.