A IDEOLOGIA DO DOM: UMA PERSPECTIVA DO SUCESSO E/OU DO FRACASSO ESCOLAR

Júnia Meline Corrêa Peres, Aline da Silva Oliveira, Manoel Messias Rodrigues Lopes

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a relação da “ideologia do dom” com o sucesso e/ou o fracasso dos alunos na escola. Mais do que isso, busca-se refletir como tal ideologia vem sendo usada pela classe dominante para justificar o uso da escola para perpertuar sua hegemonia e, por conseguinte, acentuar as diferenças de classes na sociedade capitalista. Para tanto, ancorado nos estudos da autora Magda Soares, nomeadamente sua obra Linguagem e a escola Uma perspectiva social, aponta a importância de desvelar a ação coercitiva da classe dominante para com a classe popular. Segundo a autoria, a escola é usada fundamentalmente formar a mão de obra barata por meio do fracasso escolar dos alunos oriundos das classes dominadas que não se adaptam ao sistema de ensino, ao passo que, ao mesmo tempo, são direcionados ao ensino técnico, de modo a perpetuar os privilégios da classe dominante.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.