O USO DO VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO

Emyldes de Lima Silva, Eveline da Silva Gontijo Moreira, Kléber Antônio Lourenço dos Santos, Marta João Francisco Silva Souza

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização do vídeo como recurso didático, identificando as especificidades desse recurso e suas possíveis contribuições à construção de conhecimentos. Para o embasamento teórico adotou-se a pesquisa bibliográfica por meio da qual obtivemos compreensão acerca do tema. Verificamos que, no contexto escolar, o uso do vídeo assim como de outros recursos tecnológicos, por si só não garante a aprendizagem nem a evolução do processo educativo realizado na escola. Concluímos que é preciso ter objetivos claros quanto ao uso dessa tecnologia. Ao assumir a condição de recurso midiático, o vídeo quando utilizado de forma planejada, favorece a materialização do processo ensino-aprendizagem e ainda abre possibilidades quanto à compreensão do conteúdo por parte dos alunos e quanto à construção de conhecimentos válidos e/ou significativos para a vida em sociedade.

Palavras-chave


Vídeo. Recurso didático. Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.