UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTO LABORATORIAL PARA ENSINO DE GASES COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA

Ana Paula Rodrigues Passos, Denise Medeiros Faria, Fabrício Silva Pereira, Ismael Carlos Rodrigues Moura, Karina Vitti Klein

Resumo


Esse trabalho relata a experiência vivenciada durante a preparação e a aplicação de um minicurso pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara, como proposta de prática pedagógica, para a disciplina de Termodinâmica. O minicurso foi realizado no laboratório de química da instituição e envolveu uma turma do 2º Ano do Técnico Integrado em Química. Foi abordada a temática sobre Gases, cujo objetivo foi explorar o conhecimento dos alunos sobre os comportamentos e propriedades dos gases, conteúdo contemplado tanto na físico-química quanto na física do Ensino Médio. As ações desta aula foram desenvolvidas considerando a perspectiva de construção de uma sequência didática a partir do referencial teórico sobre os momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), que são a problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. 

Palavras-chave


Ensino de físico-química. Práticas de ensino. Gases.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.