O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA TEMÁTICA: FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

Mislene da Silva Gomes Oliveira, Fernanda Araújo França Bonomo, Claudio Roberto Machado Benite, Ana Clara Cândido Rodrigues, Gustavo Nobre Vargas, Bianka Alves Faria

Resumo


Neste trabalho são apresentados e discutidos alguns aspectos do ensino de química, envolvendo experimentação para os alunos deficientes visuais, com o caráter investigativo. Abordamos os conceitos envolvidos na obtenção do álcool etílico, através da fermentação alcoólica e posterior destilação simples. Levamos em consideração os sentidos remanescentes dos alunos, que são: paladar, olfato, tato e audição, além dos conhecimentos do cotidiano dos alunos e planejamos uma aula na perspectiva de atendimento educacional especializado e ministramos para os alunos do CEBRAV – Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual.

Palavras-chave


Ensino de Química. Deficiência Visual. Fermentação Alcoólica.

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