CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DO IFG CÂMPUS JATAÍ

Sergio Henrique de Almeida, Carlos Cézar da Silva

Resumo


Com este trabalho buscou-se analisar as contribuições da tecnologia de Realidade Aumentada para o ensino do conteúdo de Isomeria em Química Orgânica ministrado no 3º ano dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Edificações integrados ao ensino médio em tempo integral do Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí. Foram utilizados os aplicativos Avogadro e FLARAS para a modelagem em terceira dimensão (3D) dos objetos virtuais e o desenvolvimento da aplicação interativa respectivamente. A proposta da pesquisa se baseou na perspectiva de que o aluno conseguisse êxito nas atividades utilizando a tecnologia, além do mesmo ser capaz de expressar de forma escrita, as argumentações de suas respostas. Sendo assim, para o levantamento de dados e posterior análise de conteúdo foram aplicados questionários durante e após a realização da pesquisa. Como resultado, sugere-se que o uso da Realidade Aumentada contribui para a aprendizagem dos conteúdos, podendo ser utilizada como apoio no processo no ensino de Química. No entanto, ressalta-se que mesmo abordando um tema específico, deve-se levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos.

Palavras-chave


Realidade Aumentada. Ensino. Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.