ALISAMENTO CAPILAR - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Thaís de Souza Lima, Claudio Roberto Machado Benite

Resumo


A presente investigação tem o objetivo de contribuir com a formação crítica cidadã envolvendo a discussão de conteúdos sobre alisamento capilar e implicações relacionadas à exposição ao formaldeído e ao tioglicolato de amônio. Para essa contribuição, a técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) permitiu realizar análises quantitativas envolvendo a determinação da concentração de formaldeído e tioglicolato de amônio em cosméticos. Como forma de contextualização nossos resultados apontam para a discussão química a partir de um contexto social com foco em problemáticas presentes em salões de beleza, como por exemplo o uso indevido de formaldeído em alisantes capilares. Concluímos que o uso da técnica de RMN pode permitir aos indivíduos possibilidades de abstração e popularização da ciência, mostrando-os algumas formas de atuação do químico na sociedade.

Palavras-chave


Ensino de Química. Contextualização. Alisamento Capilar.

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