ABORDAGEM DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Ana Paula Mateus Braga, Luciene Lima de Assis Pires

Resumo


A análise da sociedade onde o aluno está inserido possibilita ao professor proporcionar ao aluno uma leitura de mundo pautada num conhecimento científico. Baseado nisso, o presente artigo visa fazer uma revisão bibliográfica sobre a evolução da ciência na sociedade bem como a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e alfabetização científica, partindo do pressuposto que o aluno está inserido numa sociedade que é rica em tecnologia vinculada a ciência, na qual o aluno tem a possibilidade de escolha. Logo, utilizar o enfoque CTS no ensino de ciências, permite ao indivíduo relacionar os três níveis do conhecimento químico (o fenomenológico, o representacional e o teórico-conceitual), justamente para formar um cidadão atuante na sociedade e integrante do seu processo evolutivo.  Contudo, percebe-se a partir desta revisão bibliográfica que os alunos estão conectados em rede o tempo todo, porém não conseguem fazer relações necessárias que são lhes impostas diariamente, o conhecimento científico tem o papel de conseguir tornar o senso comum em um conhecimento pautado em questionamentos testados e discutidos a muitas gerações. A partir deste conhecimento o aluno consegue uma relação do saber adquirido com a sociedade que o cerca, além de observar ao seu redor as tecnologias que facilitam a sua vida, seja com um avanço no campo da medicina bem como em aparelhos celulares cada vez mais completos.

Palavras-chave


CTS. Alfabetização Científica. Evolução Tecnológica

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