UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

Elismar Gonçalves da Silva, Marta João Francisco Silva Souza, Rosimeyre Gomes da Silva Merib, Patrícia Gomes de Souza Freitas

Resumo


Este trabalho dedica-se a descrever uma sequência de ensino que integra uma dissertação de mestrado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG - Câmpus Jataí. A sequência, planejada para abordar tópicos de Física Moderna (FM) numa turma de terceira série do ensino médio de uma escola pública do município de Amorinópolis/GO, encontra-se fundamentada na perspectiva do ensino por investigação. O objetivo da sequência foi fomentar o desenvolvimento de habilidades que indiquem estar em processo a Alfabetização Científica (AC) dos estudantes, tais como: levantar hipóteses, testar hipóteses, organizar dados, explicar e justificar fenômenos, prever situações e raciocinar com lógica. Os resultados revelaram que, ao longo da implementação da sequência de ensino, esta foi capaz de proporcionar um ambiente de interações, de troca de ideias, de pesquisa em busca de respostas, de explicações, de levantamento de hipóteses, de respeito, de interesse pela Ciência e de atitudes coerentes com os pressupostos do ensino por investigação e da AC.

Palavras-chave


Sequência de ensino. Física Moderna. Alfabetização Científica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.