O JOGO DE ESTOCÁRTIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA

Hyanka Cezario de Paula, Emiliana Batista de Oliveira, Ronderson Teles Fonseca, Raylla Rodrigues Santos, Grace Kelly Souza Carmo Goulart, Adriana Aparecida Molina Gomes

Resumo


Este resumo é um recorte do trabalho desenvolvido pelo subprojeto PIBID de matemática da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, em um colégio da rede municipal de Jataí-GO.  O trabalho foi desenvolvido com alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental. Teve-se como objetivos: apresentar o uso do baralho como proposta didática pedagógica na fixação de conceitos de estatística: média, moda e mediana; proporcionar aos alunos uma maior compreensão dos conteúdos matemáticos estudados; trocar experiências e saberes profissionais relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. A aplicação do jogo possibilitou a aprendizagem dos conceitos pelos alunos, bem como tem proporcionado contato dos pibidianos com o cotidiano escolar, o que tem possibilitado a melhoria das práticas, o crescimento pessoal e profissional dos futuros docentes.

Palavras-chave


Jogo Estocártia. PIBID. Estatística.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.