VISÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFG/REGIONAL JATAÍ EM RELAÇÃO À CARREIRA DOCENTE APÓS PARTICIPAÇÃO NO PIBID.

Gerline Teixeira de Lima, Kamila Rodrigues Coelho

Resumo


A evasão de cursos de licenciatura, especialmente na àrea de Física é alarmante, causando um déficit alarmante destes profissionais , prejudicando assim, a formação científica no Ensino Médio. Para tentar recuperar esta evasão, o governo tem realizado diversos esforços para aumentar a oportunidade de formação de professores, dentre eles, a criação de um projeto institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) que tem a finalidade de apoiar cursos de licenciatura e estimular a formação e seguimento da carreira docente de Educação Básica. Reconhecendo a importância do PIBID, o presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados e impactos do PIBID de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG)/ Regional Jataí na formação de seus licenciandos em Física. Para isso, aplicamos um questionário para os alunos que participaram do PIBID no período 2009 - 2013. Além disso, realizou-se uma entrevista com o coordenador do programa deste período. Para a análise dos dados, utilizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados obtidos demonstraram criticamente a atuação do PIBID no processo de formação dos alunos expondo que nem todas as categorias propostas pelo subprojeto do curso estão sendo cumpridas e que isto dificulta o interesse do aluno frente à carreira docente.

Palavras-chave


PIBID. Estudo de Caso. Formação de Professores.

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