O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Eveline da Silva Gontijo Moreira, Luciene Lima de Assis Pires, Paulo Henrique de Souza

Resumo


Com o intuito de compreender o processo de ensino e aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o presente artigo discorre sobre o acompanhamento de uma aluna de uma escola da rede municipal de Rio Verde-GO e trata aspectos peculiares da prática pedagógica desta modalidade de ensino. Para a consecução da sistematização e organização das informações a respeito do objeto de estudo, utilizou-se pesquisa bibliográfica com a metodologia estudo de caso, de abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Verificou-se que a EJA representa uma oportunidade, uma perspectiva de melhoria das condições de vida. Especificamente, acredita-se que os benefícios advindos do processo de escolarização resultem em ganhos profissionais. Concluiu-se que ensinar e aprender envolvem um processo coletivo de troca de experiências. A necessidade de inserção no mundo letrado torna-se cada vez mais urgente para aqueles que por circunstâncias adversas, tiveram que abandonar os estudos. Tornar possível que indivíduos estejam aptos a ler e entender as diferentes mensagens que o mundo os possibilita conhecer, é tarefa não apenas de alguns poucos educadores. 

Palavras-chave


Prática pedagógica. Desempenho escolar. Educação de Jovens e Adultos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.