INCLUSÃO: UM NOVO OLHAR/ METODOLOGIA ASSISTIVA PARA CRIANÇAS COM DÉFICIT INTELECTUAL

Fabiana Kalil Borges, Pablo Souza, Daniel Júnior de Oliveira, Sheila Dias Alves, Ulysses Gusmão de Oliveira

Resumo


Este artigo tem como tema “Inclusão: um novo olhar/ metodologia assistiva para crianças com déficit intelectual”, que busca discutir a educação inclusiva, na perspectiva das metodologias assistivas para aluno com déficit intelectual. Pretendemos dialogar sobre a inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e estão matriculados nas escolas comuns. A metodologia aplicada neste estudo foi de uma abordagem quantitativa, tendo como enfoque as falas dos sujeitos que participaram da mesma. O determinante partiu da problemática sobre os possíveis aspectos que permeiam a prática docente, e as formas de trabalho com as metodologias assistivas no ambiente escolar. Além disso, também foi realizado uma análise relacionada à constituição, especificamente do trabalho com metodologias assistivas para alunos com déficit intelectual, acreditando que a inserção deste aluno na escola pode contribuir para sua aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio de questionários para verificar as concepções e apreensões dos participantes sobre o tema abordado, o que nos demonstrou serem as metodologias assistivas alternativas para uma educação inclusiva que busque superar os limites das pessoas, incluindo a todos e respeitando suas diferenças. Para essa discussão, nos pautamos em autores como: Vasconcelos (2004), Pietro (2006), Bites (2006), Vieiro (2007), Minayo (2011).

Palavras-chave


Educação inclusiva. Déficit intelectual. Metodologia assistiva.

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