METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: SUBSÍDIOS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

Rita Rodrigues de Souza, Deiner Rodrigues de Souza, Renato Libório de Souza Júnior

Resumo


Este resumo expandido apresenta e discute dados relacionados ao mapeamento de apostilas que tratam temas teóricos e práticos atinentes à metodologia científica. Os dados se referem à composição e exposição de conteúdos nas apostilas com o objetivo de identificar as características que são recorrentes nelas. Esse conhecimento pode contribuir para a escolha de conteúdos e adaptações/proposições de atividades para alunos do ensino médio, como um suporte para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades referentes à pesquisa. Inicialmente, realizou-se uma discussão teórica sobre a relevância do estudo dessa área de conhecimento no ensino médio. Em seguida, explanou-se acerca da metodologia empregada para coleta e análise de dados. Na sequência, analisou-se os dados. Como resultado, obteve-se que a adaptação de materiais sobre essa temática constitui um nicho a ser explorado, tendo em vista os alunos secundaristas.

Palavras-chave


Metodologia científica. Ensino médio. Formação cidadã.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.