A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO POR MEIO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS

Sandra Regina Longhin, Jorge Lima Loiola, Vanda Domingos Vieira

Resumo


A Matemática prepara o aluno para uma leitura e compreensão de mundo de forma a possibilitar a construção de um cidadão socialmente engajado em questões sociais, política, econômica e ambiental. No Brasil a legislação vigente estabelece que a Educação Ambiental deve ser desenvolvida como tema transversal. Esta pesquisa utilizou abordagens qualitativas, com observação participativa, visando analisar a formação de alunos do 5º ano do ensino fundamental (10/12 anos) de uma escola pública da Rede Municipal de Rio Verde – Goiás, como sujeitos ecológicos, utilizando atividades contextualizadas de Matemática. O conhecimento matemático dos alunos possibilitou que os mesmos organizassem um questionário socioeconômico e ambiental e o aplicassem aos moradores da região, tabulassem, analisassem os dados, construíssem gráficos e socializassem os resultados com a comunidade escolar. Os resultados da pesquisa identificaram que os alunos desenvolveram uma racionalidade complexa e interdisciplinar e, portanto, o pensamento complexo necessário a um sujeito ecológico.


Palavras-chave


Ensino de Matemática. Educação Ambiental. Sujeito ecológico

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