O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DAS TIC: COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fabiana Kalil Borges, Daniel Junior de Oliveira, Sheila Dias Alves, Marta João Francisco Silva Souza

Resumo


Quando as crianças iniciam o seu processo de construção do conhecimento matemático elas passam por vários percursos. Desse modo, é importante que os professores proponham a esses indivíduos, diferentes propostas pedagógicas, para que os mesmos avancem em seus conhecimentos. Por meio da manipulação e utilização de materiais concretos, recursos audiovisuais, as crianças passam a criar seus próprios conceitos de aprendizagem. Ao investigar a questão “Quais as contribuições de uma sequência didática utilizando TIC para o reconhecimento das formas geométricas pelos alunos do terceiro ano do ensino fundamental?”, a proposta tem o objetivo de identificar as formas geométricas observadas ao nosso redor utilizando as TIC (Tecnologias da Comunicação e Informação), em especial sites, reconhecendo as características dessas formas e estimulando as crianças a novas descobertas. A avaliação será processual e se dará por meio do registro dos alunos, observação e entrevista. Acreditamos que o uso de sites no âmbito educacional é relevante, uma vez que a interação com a tecnologia proporciona às crianças o acesso às informações que permitam a construção de seus próprios conhecimentos. Compete ao docente proporcionar essa interação. Para que a prática seja significativa ao aluno, o docente precisa inserir aulas com diferentes propostas que consigam despertar atenção e envolver as crianças durante todo o processo de desenvolvimento. 

 


Palavras-chave


Formas geométricas. Sequência Didática. TIC.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.